Jornal de Umbanda Sagrada


O Jornal de Umbanda Sagrada - JUS

Não tem fins lucrativos e Não vende anúncios.

Caso queira receber os textos do JUS por e-mail cadastre-se na newsletter no site:

www.colegiopenabranca.com.br

Neste site, www.colegiopenabranca.com.br, também é possível visualizar todas as edições do JUS em PDF.

Que Oxalá nos abençoe, Alexandre Cumino e Marina Cumino.



Para melhor vizualização clique nos textos








domingo, 29 de agosto de 2010

Tata Nkisi Etiene Sales (Pai Etiene Sales) Sobre o Censo 2010,


 Olá a todos,
Estou repassando abaixo o e-mail de nosso irmão,
Tata Nkisi Etiene Sales (Pai Etiene Sales)
Sobre o Censo 2010,
Alexandre Cumino
P.S. A todos que reclamaram o Censo enviou uma resposta padrão,
a mesma resposta para todos, inclusive para mim.

Estou acompanhando na Internet as reclamções de diversos setores religiosos, principalmente dentro das Umbandas, mas também nos Candomblés e Espiritismo, sobre a forma que o IBGE colocou o item religião para ser apurada.

Também estou recebendo telefonemas de pessoas dirigentes de Casas de Umbanda e Candomblé que estão reclamando, pois foram recenciados, mas não puderam declarar suas religiões.

Bem, desde 2002 venho alertando sobre isso na Internet, nas Listas, em Sites, mas não me deram ouvidos.  Falei várias e várias vezes que o IBGE apura o item religião por amostragem, ou seja, de cada 10 residências, 1 é questionada com o formulário completo que traz o item religião.  As outras 9 residências foram questionadas pelo formulário padrão que não traz o item religião.  E isso eu divulguei intensamente ao longo desses 8 anos.

Eu iniciei também as campanhas de "Umbandista, diga sim ao censo" que foi abraçada por alguns, e que acabaou gerando o "Quem é de Axé diz que é", feita pelo pessoal dos Candomblés.  Outras pequenas campanhas para que os Umbandistas dissessem sim a Umbanda no censo de 2010 também foram feitas e, na minha opinião foi muito positivo, pois, pela primeira vez, os Umbandistas de várias correntes começaram a se unir por um objetivo comum, mostrando que, embora exista um grande diversidade e pluralidade nas Umbandas, temos muito em comum e podemos buscar objetivos em conjunto, sem que isso implique em codificaçõese coisas do gênero.

Ao longo desse tempo, também comentei que as pessoas enviassem mensagens ao site do IBGE, divulguei o email da predidência do IBGE, para que o item religião fosse colocado no formuário padrão e que esse levandamento da religião, não fosse feito por amostragem, mas sim por coleta normal, como é feito idade, sexo etc.

Isso não foi feito, não houve mobilização, não houve pressão, as pessoas não se interessaram.  Agora essas mesmas pessoas que não se interessaram se sentem ofendidas e discriminadas por não poder declarar no censo a sua religião.

De quem é a culpa, quem é o responsável pelo item religião não estar no formulário padrão?

A culpa é nossa.

Ainda nós falta coesão e senso de união.  Buscarmos objetivos em comum, que não seja um reclamar de como o outro toca a sua Umbanda ou, como já cansei de ler por ai, de impor uma codificação.

Espero que todos vejam isso como uma lição, um aprendizado e tomem , daqui por diante em diante, uma outra postura de união, de objetivos, pois isso é possivel. Quem sabe para o censo de 2020, se começarmos uma campanha Nacional a partir de agora, consigamos colocar o item religião no formulário padrão e que ele não seja mais feito por amostragem.

Erro nosso, culpa nossa, mas passível de aprendizagem e de uma nova iniciativa para o futuro:  com os erros do passado, aprendemos a construir um futuro melhor.

Enviem mais emails reclamando que não puderam declarar as suas religiões, mas peçam mudanças, pois só reclamar sem mostrar uma solução, não adianta.

Um abraço,

Tata Nkisi Etiene Sales (Pai Etiene Sales)

Nenhum comentário: