Jornal de Umbanda Sagrada


O Jornal de Umbanda Sagrada - JUS

Não tem fins lucrativos e Não vende anúncios.

Caso queira receber os textos do JUS por e-mail cadastre-se na newsletter no site:

www.colegiopenabranca.com.br

Neste site, www.colegiopenabranca.com.br, também é possível visualizar todas as edições do JUS em PDF.

Que Oxalá nos abençoe, Alexandre Cumino e Marina Cumino.



Para melhor vizualização clique nos textos








terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

UEUB a primeira Federação de Umbanda do Brasil.


Olá Meus irmãos,
Repasso abaixo as palavras de nosso irmão e sacerdote Etiene Sales,
Sobre a necessidade de ajuda para o grande e valoroso irmão Pedro Miranda
Com relação á UEUB a primeira Federação de Umbanda do Brasil.
Toda ajuda possível é muito bem vinda.
Alexandre Cumino

Há alguns dias atrás foi feito um pedido de ajuda de Pai Pedro Miranda, Presidente da UEUB, Federação Fundada por Zélio Fernandino de Moraes.

Eu fui a reunião realizada dia 13/02 e tristemente digo que poucas pessoas participaram.  Muito poucas em face do que vemos e lemos na exortação do nome de Zélio ou mesmo do C7E, assim como locais e dirigentes que se colocam como dessa vertente.

É estranho que, no momento que a UEUB necessita de ajuda, e não é apenas para um telhado caído, é bem mais do que isso, essas casas, esses dirigentes da vertente de Zélio e outros a ele derivados, não se unem para a preservação de sua própria história.

O fato é que a UEUB não necessita somente reparar uma parte do teto da quadra que serve como local de culto a 12 terreiros que utilizam aquela local, pois não têm cede.  Ela necessita de bem mais: de apoio financeiro, administrativo e de braços e cabeças que queiram dividir e participar de um trabalho, pois tudo fica nas costas de Pai Pedro Miranda e, uma pessoa idosa e com problemas de saúde, por mais boa vontade que tenha, sofre diversas limitações, principalmente quando se vê sozinho e sem apoio.

E ai eu pergunto: cadê o povo de Umbanda (seja da corrente do Zélio, seja de outras vertentes) que não se une pela UEUB?

Caridade não é só atender com o guia, não é dar cesta básica, mas também preservar e dar continuidade a um local que a tantos ajuda e já ajudou.

Na Umbanda se fala muito em caridade, em necessidade de União, mas vejo que pouco, de fato, se conhece do significado dessas palavras.

Então peço que quem possa ajudar, principalmente aqueles que são da linha doutrinária do C7E, entre em contato com Pai Pedro Miranda e dê sua contribuição: seja em ajuda financeira, seja na ajuda administrativa, juridica e contábil, na procura de uma arrecadação para manutenção e continuação da UEUB, seja de outras maneiras (braços e cabeças), mas que ajudem a essa instituição a continuar o seu trabalho e pela preservação de uma parte da história da Umbanda.

Contato de Pai Pedro Miranda: 21 9686-4333 ou 21 2532-3257.

Os Maus Evangélicos nos combatem, dizendo que somos demônios, trabalhamos para Satanás ... Mas eles sabem se unir, sabem se ajudar e nós, será que sabemos de fato nos ajudar?  Devíamos procurar mais nossa União, principalmente na preservação de nossa histórias e de suas instituições, que são tão poucas.

Um abraço,

Pai Etiene Sales

PS.


A União Espiritista de Umbanda do Brasil foi fundada em 1939 sob a inspiração e orientação direta do humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas.

A União Espiritista de Umbanda do Brasil foi fundada com o nome de Federação Espírita de Umbanda, em 1939, sob a inspiração e orientação direta do humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas. Seu objetivo era unir os diversos templos de Umbanda, muitos chamados Tendas. O Brasil vivia a época do Estado Novo, e a Federação serviria como interlocutora entre os diversos centros filiados, o Estado e a sociedade. Quando ainda se denominava Federação Espírita de Umbanda foi responsável pela organização do Primeiro Congresso Brasileiro de Umbanda, em 1941, que objetivou unificar as práticas rituais a partir de uma doutrina mínima.

Tendo seu nome mudado para União Espiritista de Umbanda do Brasil, é a mais antiga e tem sua sede localizada na rua Conselheiro Agostinho, 52, no bairro de Todos os Santos, na cidade do Rio de Janeiro, próximo ao Norte Shopping, abriga atualmente diversos terreiros e realiza algumas festas anuais dedicadas à Umbanda. O seu atual presidente é o Sr.Pedro Miranda.

Nenhum comentário: