Jornal de Umbanda Sagrada


O Jornal de Umbanda Sagrada - JUS

Não tem fins lucrativos e Não vende anúncios.

Caso queira receber os textos do JUS por e-mail cadastre-se na newsletter no site:

www.colegiopenabranca.com.br

Neste site, www.colegiopenabranca.com.br, também é possível visualizar todas as edições do JUS em PDF.

Que Oxalá nos abençoe, Alexandre Cumino e Marina Cumino.



Para melhor vizualização clique nos textos








sábado, 23 de abril de 2011

A Umbanda é Cristã? O Umbandista é Cristão? Uma visão particular e pessoal Por Alexandre Cumino

Olá meus irmãos, faço parte de umas 5 ou 6 listas de debates sobre Umbanda.
Tenho uma grande dificuldade em ler todos os e-mails que chegam por aqui.
Tenho na caixa postal centenas de e-mails não respondidos, por não dar conta de
Tudo que chega. No entanto fiz a proposta, nas listas virtuais, de apresentar
Nossas opiniões sobre o assunto Cristianismo e Umbanda.
Coloco abaixo minha reflexão sobre o assunto com passagens das
Colocações de outros irmãos, espero que tenham uma boa leitura.
Alexandre Cumino
A Umbanda é Cristã? O Umbandista é Cristão?
Uma visão particular e pessoal
Por Alexandre Cumino

Tenho certa dificuldade em ler tudo que chega por aqui, mas como fiz esta proposta, fiz questão de ler todos os e-mails sobre este tema. Se agente conseguisse ter assuntos que interessam a todos ou a maioria e cada um colocasse sua opinião creio que alcançaríamos os antigos e primeiros objetivos de todas as listas (de debates sobre Umbanda). Muito mais, cada um de nós carrega ensinamentos preciosos colhidos junto á espiritualidade de forma direta e outros por dedicação e estudo as religiões de forma geral e a Umbanda de forma específica.

Irmãos (a) Etiene, Arnaldo, Marcia, Sandro, Fabio, Alexandre, André, Edmundo, Douglas, Claudio, Erci, Cristina, Solano, Ciganinha, Victor, Ayrton, Eduardo, Marcus, Edson, Uilson... desculpe se esqueci alguém, a opinião de todos é muito imprtante, mesmo que pareça contraditória vamos aprendendo uns com os outros e vendo que em muito a verdade de um complementa a do outro e viceversa... Fiquei muito contente em ler tantas reflexões sobre a questão, Cristianismo e Umbanda, que inclusive nos faz lembrar quantos “umbandistas” se consideram católicos, espíritas ou afro-brasileiros...

A pergunta é genérica, se na “Umbanda” como um todo, em sua unidade, somos cristãos. Pois nas partes (Umbanda Branca, Pura, Tradicional, Popular, Esotérica, Eclética, Omolocô...) muitos já vem procurando definir o que sua “linha” ou “linharem” crê e defende. Creio que no geral, na Umbanda como um todo sempre teremos controvérsias, do ponto de vista “teológico”, de dentro, da doutrina de cada casa. Afinal “cada terreiro é uma escola”, produz conhecimento e valores seguidos por seus médiuns, alguns recebidos de forma direta da espiritualidade na presença dos guias-mentores da espiritualidade; as vezes absorvendo mais ou menos o que é e foi colocado por outros pensadores, médiuns e guias na religião, desde sua origem no plano material.

Tecnicamente as religiões Cristãs são aquelas que têm Cristo no ponto central e no alto de seu culto, assim é com as diversas nominações cristãs, dos antigos e primeiros grupos formados pelos apóstolos (judeus-cristãos) que seguiam a Cristo, passando pela Primeira Grande Instituição organizada e hierarquizada (Igreja Catolica), depois Ortodoxa, Luteranismo, Calvinismo etc. até chegar aos recentes neo-pentecostais.

Por esta questão de nomenclatura que, por exemplo e não como regra, Islã não se chama “Maometanismo” pois o Profeta Maomé (Mohamed) não está no centro da Religião e sim a “submissão”, sinônimo de Islã, no qual “muçulmano” quer dizer “submisso a Deus”. As “regras”, “código”, “doutrina” que regulam a tudo estão no “Corão” ou “Alcorão”.
Espiritismo não se chama “Kardecismo” por que não é Kardec e sim o ensinamento dos Espíritos que está no centro da doutrina.  “Budismo” é um termo usado para definir o conjunto de filosofias, doutrinas, ritos e “religiões” que nasceram das diversas interpretações da mensagem de Sidharta Gautama, “Um Budha” (Um Iluminado). No entanto setes seguimentos “budistas” se auto definem como Hinayana, Mahayana, Zen, Chan e outras vertentes generalizadas como Budismo. Geralmente no centro do Budismo estão as quatro nobres verdades e não a figura do “Budha”, mas todos sabem que Ele é o principio da doutrina e o modelo de iluminação. Assim nenhum Budista se chateia quando é chamado de budista, ao contrario de um espirita que “ortodoxamente” não aceita a definição de “kardecista”. Embora sejam “espíritas” Chico Xavier costumava se definir como “Espírita Cristão”, fazendo valer o “Evangelho Segundo Espiritismo” como um dos cinco livros do Código Espirita, organizado por Kardec, como bem lembrou o irmão Etiene Sales. 

A pergunta foi proposta na internet e pudemos observar várias respostas diferentes, umas buscando definições técnicas, outras falando de seu coração e terceiros com certa dificuldade em separar “Cristianismo” de “Catolicismo”.

Algumas respostas foram bem diretas e de alguma forma me tocaram e gostaria de revê-las, penas por exercício de reflexão comparada e análise dos valores de cada um.

Uma das primeiras respostas veio no Irmão Etiene Sales:
Vou dar um palpite naquilo que faço como Umbanda, mas já preparado para as madeiras e pregos. rss.
A Umbanda é um conjunto de diversas crenças e pode existir um aglomerado que em si se coloca como Cristão, mas na sua totalidade acredito que não. A Cristandade tem como fonte de doutrina a Bíblia e as palavras que lá se encontram...

Edmundo Pellizari, também deu uma contribuição, técnica, neste mesmo sentido:
Logo, teologicamente falando, o umbandista não é cristão. O umbandista é umbandista. E como umbandista, ele pode ter crenças religiosas cristãs, budistas, hinduistas ou yorubás. Tudo isso sem culpa ! Não existe necessidade de usar o cristianismo por tradição, cultura ou porque é politicamente correto !...

Também achei interessante a resposta do irmão Douglas Sanches:
O Umbandista é Cristão? A princípio não. Mas pode ser.
Você é Cristão? Não.

Sandro Mattos da Apeu tem um texto sobre a questão, lembra as palavras de Zélio e pontos de Umbanda que falam sobre Cristo, também faz uma pergunta, que não quer calar e fecha com o sincretismo:
Se a Umbanda não é uma religião baseada nos ditames cristãos, porque então os umbandistas continuam com a imagem de Cristo no local mais alto do Congá? Afinal de contas não existe mais feitor, sinhozinho ou capitão-do-mato...
Que o Mestre Jesus Cristo, chamado carinhosamente por nós de Pai Oxalá, nos cubra com Vosso Manto Sagrado...

Ciganinha, que segue a linha do Caboclo das Sete Encruzilhadas, fala de dentro desta visão tradicional:
O Umbandista é Cristão? Pelo menos uma das linhas, a do Caboclo das Sete Encruzilhadas, sim. O Caboclo era cristão.
Você é Cristão? Sou. Porquê? Algumas coisas não têm explicação. Sou porque sou...

Pai Solano e Mãe Maria afirmam:
Não devemos confundir o ser cristão com o ser católico, reformador, pentecostal ou qualquer outra confissão de fé.

Gostei muito das palavras de Eduardo Dutra, que considerou o assunto “relevante e oportuno”:
Minha resposta, então, vai no sentido de que a Umbanda é uma religião diferente daquelas que se designam como cristãs, mas que nós umbandistas, sob muitos aspectos vivenciamos princípios morais que nos foram transmitidos pelo cristianismo....

Marcus Vinicius é bem direto em sua opinião e conceito pessoal:
De acordo com as minhas convicções, Cristão não é só quem é católico ou evangélico.
Ser Cristão significa crer em Deus e em Jesus e procurar seguir seus ensinamentos.
Ao que me consta, Deus corresponde ao Orixá Olorum e Jesus, ao Orixá Oxalá. Portanto, nós, Umbandistas somos Critãos, ou seja, Cristãos Umbandistas.

O irmão Edson Balan, fez um pedido e uma proposta, no meu entender:
Peço aos irmãos que organizem convenções onde possam cada um defender sua teses, fortalecendo-as
Buscando inicialmente eco concordatário em todo o nosso meio para depois se expor a mídia um parecer
Que se possa dizer “ Nós Umbandistas pensamos assim “ .

Foram muitos e-mails enviados sobre o assunto, se Umbanda é Cristã e se “você” é cristão.
Eu também tenho uma opinião, quando perguntam minha religião a resposta é sempre a mesma, pronta, “Umbanda”, sou “Umbandista”, sem corruptelas, qualificativos ou distinções. Apenas “Umbanda” e tenho orgulho de ser Umbandista. Ainda assim tenho uma formação Espirita, de berço, na qual aprendi a me sentir cristão, e quando entrei para a Umbanda, este sentimento não mudou, pelo contrário se reforçou e evidenciou. Um dos guias que me assistem costuma dizer que “A imagem de Cristo, de Jesus, não é enfeite”, outra entidade afirma: “Poder é Deus, Força é Perdão e Exemplo é Cristo”. Nossos pretos velhos “usam” nomes de “batismo católico”, João, Antônio, Pedro, Benedito...
Assim sou Umbandista e me sinto “cristão”, mas da mesma forma me sinto “naturista” pela influencia dos caboclos, “panenteista” pela influencia do Culto aos Orixás, me sinto até um pouco “Católico” (mas não católico como denominação) pela presença de santos essencialmente católicos como São Jorge, Nossa Senhora, São Jerônimo... Me sinto tão cristão quanto afro, indígena ou espirita por suas influencias... mas não sou “Cristão”, posso até ser “Umbandista Cristão” ou “Cristão Umbandista” e a Umbanda, na minha opinião, é tão cristã quanto nagô, bantu (afro), tupi, guarani (indígena), mística, esotérica, espirita, ocultista, mágica... etc.

Mas que Cristo está tão presente aqui quanto em qualquer religião é uma verdade, de meu ponto de vista, tanto quanto estão presentes, os Orixás e as Forças da Natureza e os Mestres Ascencionados... O que nos difere é que Umbanda tem uma linguagem própria para apresentar seus fundamentos, pois é uma RELIGIÃO, e como tal existe por si só, embora, como todas as outras bebeu em fundamentos alheios até criar os seus próprios fundamentos.

Um grande abraço á todos...
Alê Cumino

Nenhum comentário: