Jornal de Umbanda Sagrada


O Jornal de Umbanda Sagrada - JUS

Não tem fins lucrativos e Não vende anúncios.

Caso queira receber os textos do JUS por e-mail cadastre-se na newsletter no site:

www.colegiopenabranca.com.br

Neste site, www.colegiopenabranca.com.br, também é possível visualizar todas as edições do JUS em PDF.

Que Oxalá nos abençoe, Alexandre Cumino e Marina Cumino.



Para melhor vizualização clique nos textos








quinta-feira, 23 de junho de 2011

ERVAS MÁGICAS – Parte 02

Este texto abaixo foi editado livremente por Marcel Oliveira
Pesquisa dedicada aos alunos que iniciaram o Curso de Magia das Ervas neste Domingo.
Este texto não faz parte da “Magia das Ervas” mas serve como anexo para se ter
Uma idéia do uso ritual, simbólico, magistico, religioso e milenar das ervas e vegetais em geral...

O UNIVERSO ARBÓREO DOS CELTAS
 
Se há uma cultura diretamente vinculada ao mundo vegetal, que faz do bosque seu templo e das árvores seus signos do zodíaco,esta é a do povo celta. Habitantes da Europa Central e Ocidental foram derrotados pelos exércitos romanos e confinados na Irlanda, Escócia e País de Gales. O mundo Celta era um mundo mágico que vivia sua magia como algo a mais da vida cotidiana. Desta forma, rios, arroios, passaros e, em especial, as àrvores eram motivos de oferendas.
Os rituais mais importantes estavam relacionados às mudanças das estações, isto é, solstícios, equinócios, tempos de colheita e plantio.
Seu calendário era especial: os dias eram contados a partir da noite e o ano era dividido em 13 meses lunares, divididos por sua vez em dois períodos, que coincidiam com o crescimento e o decrescimento da Lua. Esse ciclo Celta lunar também correspondia aos 13 signos do zodíaco Celta.

Cada mês era associado a uma árvore, cujas as características definiam tanto a personalidade das pessoas nascidas nesse período quanto a energia que imperava neste mês. De acordo com a tradição Celta, a ligação entre seres humanos e árvores era divina, ja que, para eles, foram as árvores que ajudaram Deus a criar o homem. E foi por essa tradição que os signos do Zodíaco Celta se transformaram em signos - arvores. Vejamos quais são....

(24 de dezembro a 20 de janeiro) Bich,Beth,Obeich, a Bétula
(21 de janeiro a 17 de fevereiro) Rowan, a Sorveira
(18 de fevereiro a 17 de março) Ash,Nion,Onuin , O Freixo
(18 de março a 14 de abril) Aldek,Fearn, O Amieiro
(15 de abril a 12 de maio) Willow,Salle , O Salgueiro
(13 de maio a 9 de junho) Hawthorn,Utah, O Espinheiro
(10 de junho a 7 de julho) Oak, Duir, o Carvalho
(8 de julho a 4 de agosto) Holly,Tinne, O Azavim
(5 de agosto a 1 de setembro) Hazel,Coll, a Aveleira
(2 a 29 de setembro) vine,Wine, a Videira
(30 de setembro a 27 de outubro) Ivy,Gort, A Hera
(28 de outubro a 24 de novembro) Reed,Ngetal, o Junco
(25 de novembro a 22 de dezembro) Elder,Ruis, o Sabugueiro
(23 de dezembro) Visco
 
SANTORIAL BOTANICO

As crenças em plantas divinas e árvores sagradas,presentes na cultura popular da Antiguidade,tentaram ser erradicadas com o Cristianismo. Porém, estavam tão arraigadas na mente dos homens que a igreja não pôde eliminá-las por completo e decidiu assimilar muitas delas. Por esse motivo são varias as ervas e árvores que foram colocadas sob a avocação de um santo,uma santa ou alguma virgem.

Essa tradição parte das próprias origens do Cristianismo,quando as perseguições as quais eram submetidos os primeiros cristãos lhes obrigaram a criar toda uma rica simbologia com a qual manifestavam sua Fé.
A simples leitura da Bíblia,especialmente os Salmos, o Cânticos dos Cânticos e as parábolas evangélicas, demonstra-nos como a metáfora vegetal foi amplamente usada.

SIMBOLISMO VEGETAL NAS CATEDRAIS

...A religião cristã utilizou, desde suas origens, o simbolismo associado ao mundo das plantas. A sociedade medieval tinha amplos conhecimentos em matéria vegetal, então era de se esperar que fosse deste reino que extaíssem os remédios medicinais para todos os tipos de doenças. Essa sabedoria popular foi utilizada pela igreja com um propósito duplo: fundamentar com base científica seu simbolismo e fazê-lo chegar com maior facilidade até o povo.

Entre as plantas esculpidas em monumentos românicos, um dos mais simbólicos da arte medieval, destaca-se o Acanto (acanthus mollis). símbolo de imortalidade na antiguidade clássica. O cristianismo se fixa nos pequenos espinhos desta planta para simbolizar assim o sofrimento do homem pelo pecado cometido e a sua consciência do mesmo.....

A samambaia também foi incluída nos programas iconográficos românicos com o propósito de aproximar a virtude da humildade do povo cristão,assim como a intenção dupla de afastar o mal dos lugares sagrados e recordar ao Cristianismo a vulnerabilidade perante suas ações........

A palmeira é símbolo de inumeras culturas pagãs e , como não podia ser de outra maneira, esse caráter simbólico foi adotado pelo cristianismo.Dessa forma, a palmeira transformou-se na árvore do Paraíso por excelência e assim aparece representada na vasta iconografia cristã medieval......

 
Os Homens Verdes
 
Com este nome alcunhado pela primeira vez em 1939 por Lady Raglan, tem-se conhecimento de algumas imagens típicas de igrejas medievais,caracterizadas por representar rostos humanos de cujas bocas,narizes e orelhas saem folhas. Trata-se de uma representação de origem antiquíssima, claramente pagã, mas que,como se pode ver em outros casos,foi adotada pelo Cristianismo,ressurgindo com força no simbolismo às catedrais medievais.

......essas cabeças foliadas têm sua origem nas culturas celtas e pré-cristãs européias, embora também tenham sido encontrados exemplos caracteristicos em diversas culturas orientais. Acredita-se que simbolizavam a fertilidade e a regeneração,o ciclo natural da vida,e, como tal,foram adotadas pela igreja cristã.
 
Plantas Mestras
 
Na segunda metade do século XX, foi adotada uma nova terminologia associada ao mundo mágico das plantas. tratava das chamadas plantas mestras,aquelas que ajudavam na adivinhação dos Xamãs para o tratamento e diagnóstico das doenças.O colombiano nascido na região amazônica Luis Eduardo Luna,doutor pelo instituto de Religiões Comparadas da Universidade de Estocomo e autor de vários livros específicos sobre o assunto,foi quem primeiro utilizou esse nome.Ele pegou o termo dos indígenas da Amazônia peruana,que agiram como seus informantes nos estudos antropológicos realizados na região.

As plantas mestras também se denominam enteógenas , de en theos genos , o mesmo que engendrar o Deus ou gerar o Divino dentro de si.Por que este nome? Enteógeno é um termo que surge como uma alternativa a palavras como alucinógeno,psicodélico,narcótico,para indicar que todas essas plantas que compartilham características semelhantes estavam vinculadas,nas sociedades tradicionais ao sagrado. As sociedades primitivas amazônicas,siberianas e europeias,as tribos originárias de cada continente,utilizavam essas plantas como um meio para alcançar um conhecimento de si mesmas e do mundo que as rodeava.
 
Textos e partes de textos extraídos do livro “Historia das Ervas Mágicas Medicinais”.
Mar Rey Bueno - Ed. Madras. www.madras.com.br
 
Como vimos,o mundo vegetal alcançou toda a humanidade seja em qual aspecto for ou através da ciência da manipulação das ervas para medicamentos, conhecimentos de ervas comestíveis para a melhora das funções do corpo, conhecimento das ervas através da magia para praticamente todos os fins, uso do universo vegetal como símbolo de diversas religiões para exemplificar um sentimento ou comportamento. Enfim,a importância do mundo vegetal em nossas vidas desde um simples chá até os mais sofisticados medicamentos,o elemento vegetal esta presente.

Uma alimentação saudável é quase que exclusivamente feita através do "mundo vegetal".Verduras, legumes, frutas, cereais, sementes, raízes, flores.... sem esses alimentos básicos à nossa mesa, com certeza não seríamos capazes de nos sustentar energeticamente e mais,não teríamos as vitaminas necessárias para a saúde do corpo e da mente.

Mas o que tudo isso tem a ver com a Magia Divina das Sete Ervas Sagradas?

Você , que veio aqui hoje com o propósito de se tornar um Mago das Sete Ervas Sagradas, tem que ter a consciência de que o mundo vegetal é um mundo fundamental para a vida neste e em outros planos da Criação de Deus.
Vamos ter uma ferramenta em mãos e poderemos ativar magisticamente qualquer elemento vegetal para que possamos fazer um trabalho mágico sem igual no reino vegetal para , diversos fins.

Peço a todos muita dedicação e estudo nesta pequena jornada de conhecimentos e iniciações onde, se você se dedicar e realmente se colocar como um Instrumento De Deus, da Lei Maior e da Justiça Divina, terá um alcance infinito de possibilidades em seu trabalho mágico.

Lembre-se:

Magia é o ato de manipular e ativar poderes Divinos para nosso benefício e para o benefício de todos os que nos procuram.
Bons estudos.
Marcel Oliveira.

Nenhum comentário: